top of page

NOTÍCIAS DO GAMNAA

IMG_20240308_145404_070.webp

PROTOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE OS AMICI DI BRERA E O GAMNAA

4 de março de 2024

No dia 4 março de 2024 foi assinado um Protocolo de Colaboração entre os Amici Di Brera , na pessoa do seu Presidente Carlo Orsi e o Grupo dos Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga, na pessoa da sua Presidente Helena Azevedo Coutinho Geraldes.

Na cerimónia estiveram presentes o Subdiretor do MNAA Anísio Franco e Merribel Aryes, Responsável pelas Relações Internacionais da Associazione Amici Di Brera e dei Museo Milanesi.

Medalha de Mérito Cultural
Medalha de Mérito Cultural
Medalha de Mérito Cultural

MEDALHA DE MÉRITO CULTURAL 

Ministério da Cultura

No dia 4 de janeiro de 2024, no Palácio Nacional da Ajuda,  o Governo distinguiu o Grupo dos Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga com a Medalha de Mérito Cultural.
 

O GAMNAA orgulha-se de estar há mais de cem anos ao lado do Museu, tendo contribuído para o seu enriquecimento através do empenho e dedicação sustentados dos seus membros.
 

O reconhecimento por parte do Ministério da Cultura do trabalho desenvolvido pelo GAMNAA é, sem dúvida, um motivo de orgulho e de incentivo para todos os que se empenharam e empenham no apoio ao Museu e por conseguinte à cultura em Portugal.

Restauro dos Painéis de São Vicente

RESTAURO DOS PAINÉIS DE SÃO VICENTE

De 1 de junho de 2020 a 18 de maio de 2025

No 3º piso do Museu, os Painéis de São Vicente continuam visíveis ao público, de forma a permitir o acompanhamento in loco dos trabalhos a decorrer.

Num protocolo mecenático, assinado entre o MNAA, o Grupo dos Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga, a DGPC e a Fundação Millennium BCP, foi efetuado um projeto de estudo, conservação e restauro desta notável obra.

A intervenção está a ser executada por Conservadores do MNAA, com o apoio técnico do Laboratório José de Figueiredo e do Laboratório Hércules da Universidade de Évora, e por conservadores-restauradores e historiadores de arte internacionais, da Universidade de Ghent (Bélgica), do Instituto Central de Restauro da Bélgica, da National Gallery de Londres (Reino Unido), do Metropolitan Museum of Art (EUA) e do Museo Nacional del Prado (Espanha).

ALMOÇO ANUAL
23 de junho de 2023

Mais um ano e mais um almoço do GAMNAA repleto de boa disposição.

O almoço foi seguido por uma visita guiada à exposição obra-convidada “Obra-prima de Dürer e um intrigante rosto português” orientada pelo Subdiretor do MNAA Anísio Franco, e por uma Conferência sobre o "Estudo, Conservação e Restauro dos Painéis de São Vicente" pelo Diretor do MNAA Joaquim Caetano.

2.jpg

DIA DO AMIGO
27 de Abril de 2023

Celebrámos 111 anos com casa cheia de Amigos e dos amigos dos Amigos!

Muito obrigada a todos por nos terem acompanhado!

Neste dia realizou-se a cerimónia de entrega pelo GAMNAA da última doação feita pelo Grupo ao Museu – Mestre de São Cristóvão (Manuel André ?), “Três Apóstolos" [Parte da predela do conjunto retabular da antiga Igreja de São Cristóvão, Lisboa], c. 1550 – pela Presidente Helena Azevedo Coutinho Geraldes ao Diretor do MNAA Joaquim Oliveira Caetano.

Seguida por momento musical W. A. MOZART Eine Kleine Nachtmusik for Strings - proporcionado pela Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, para divulgação do "Festival Entre Quintas '23"e apresentação e visita à exposição temporária Barcelona Gótica – Obras do Museu Diocesano e da Catedral de Barcelona, orientada pelo Subdirector Anísio Franco.

O dia terminou com um beberete no jardim do MNAA com prova de vinhos.

1.jpg

APOIO HUMANITÁRIO DO MNAA NO LÍBANO

MNAA - voluntariado no Líbano
MNAA - voluntariado no Líbano

13 a 17 de maio de 2023

Com o apoio do Grupo dos Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga, o Serviço de Educação do MNAA esteve no Líbano a trabalhar em parceria com o “Teatro da Garagem de Lisboa! e a “ONG Tiro Association for Arts” do Líbano.

Desenvolveu, nas cidades de Trípoli e Tyro, workshops num trabalho de mediação de cariz humanitário junto de comunidades desenraizadas, deslocadas e em situação de vulnerabilidade e precariedade. 

Pretendeu-se contribuir para a valorização do património imaterial (comum e partilhável), para o desenvolvimento da noção de cidadania, promovendo práticas facilitadoras de acesso aos bens artísticos e culturais, numa perspectiva inclusiva e democrática. 

"AMIGOS DO MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA DE LISBOA E AMIGOS DO MUSEU DU LOUVRE ASSINAM PROTOCOLO"

8 de junho de 2022

Um dia histórico para o Grupo dos Amigos do MNAA.

Realizou-se a cerimónia de assinatura-acordo de cooperação com os Amis du Louvre, onde estiveram presentes o Presidente dos Amigos do Louvre, Louis-Antoine Prat, e em representação do GAMNAA, a Presidente do Conselho do Diretor, Helena Azevedo Coutinho Geraldes.

Homenagem Dr. José Blanco

Presidente Emérito Dr. José Blanco

29 de novembro de 2022

Na Assembleia Geral Extraordinário, os Amigos do GAMNAA prestigiaram a homenagem a José Blanco pelos 16 anos dedicados ao GAMNAA, recebendo o título de Presidente Emérito do Grupo dos Amigos do Museu Nacional de Ate Antiga.

bottom of page